Portugu s Resumo Texto e Textualidade
Resumo – Texto e Textualidade
Autor: Bruno Vasconcelos. https://www.fb.com/bruno.vasconcelos.758
Texto ou discurso são ocorrências linguísticas faladas ou escritas, de qualquer extensão, dotada de unidade sociocomunicativa, semântica e formal. Todo texto é dotado de unidade semântica, isto é, para ser texto, é necessário que exista um todo significativo.
Existem 7 elementos de textualidade, são eles: Coesão; Coerência; Intencionalidade; Aceitabilidade; Situacionalidade; Informatividade; e, Intertextualidade.
Um texto será bem compreendido quando avaliado sob três aspectos:
I – Pragmático: atuação informacional e comunicativa (Intencionalidade, Aceitabilidade, Situacionabilidade, Informacionalidade, Intertextualidade);
II – Semântico-Conceitual: coerência;
III – Formal: coesão.
Coesão é referente a como o texto está “amarrado” superficialmente, isto é, como os elementos estão interligados entre si, para dar fluidez ao texto.
Coerência refere-se ao sentido do texto. O texto não pode se contradizer, todos os elementos devem ser favoráveis ao entendimento da ideia central e deve ser compatível com o conhecimento de mundo do recebedor para ser coerente.
Depende de elementos de textualização, tais como data, local, assinatura e etc.
Um texto é coerente quando é possível interpretá-lo.
A coerência do texto deriva de sua lógica interna e do conhecimento de mundo de quem processa o texto\discurso.
Um texto pode ser coeso e não ser coerente e a recíproca é verdadeira. A coesão auxilia a produção do texto, mas não é suficiente ou mesmo necessária para que o texto tenha coerência, tratando-se assim de artifícios. Pode –se dizer que a coerência é o nexo, enquanto a coesão é a expressão desse nexo.
Intencionalidade diz respeito ao objetivo do autor, como informar, noticiar ou divertir.
Aceitabilidade refere-se a como recebem o texto. Algumas pessoas podem, por exemplo, aceitar melhor um texto de um autor que tem maior autoridade ou por que tem maior empatia. O