Portugal e sua colônia na américa; o governo-geral; o lucrativo comércio de seres humanos; escravidão e resistência; açúcar e escravidão na colônia portuguesa
Trabalho de História
Turma
Aluno
SÃO LEOPOLDO
2011
Cap. 4 – Portugal e sua colônia na América
1. Em 1501 e 1503 Portugal organizou duas expedições com o objetivo de explorar novas terras. Nessa expedição encontraram um novo continente que deram o nome de América. Explique por que deram esse nome ao continente.
Deram o nome de América por que nessa expedição havia presente um navegador florentino chamado Américo Vespúcio. E, ao retornar a Europa, Vespúcio escreveu cartas relatando o que viu. Esses relatos tiveram grande percussão, tanta que, em homenagem ao autor, o continente passou a se chamar América.
2. Qual foi o principal motivo para a quase extinção do pau-brasil?
O principal motivo era a Europa e seu interesse pelo pau-brasil. As arvores eram derrubada pelos nativos em troca de espelhos, miçangas, pentes, pedaços de pano, etc. Porém os nativos começaram a exigir outras mercadorias como forma de pagamento. E os portugueses passaram a remunerá-los com artefatos de metais, que os indígenas não conheciam. Com isso a Europa arrecadou cerca de 2 milhões de árvores e por causa dessa extração o pau-brasil só era encontrado a mais de 20 quilômetros da costa.
3. Quem eram os donatários? E quais eram seus direitos?
Eles não eram proprietários das capitanias. Por isso, não poderiam vendê-las, mas somente explorá-las. Em compensação, podiam transmiti-las a seus filhos. Seus direitos eram os de fundar vilas, doar lotes de terras, nomear ouvidores, tabeliães, escrivães e juízes.
4. O fracasso das capitanias. Explique.
As capitanias produziam muitas variedades para a Coroa portuguesa, porém, não produzia o suficiente, produzia menos de 3%. Com isso o governo português decidiu modificar a maneira de governar a América e implantou uma forma de administração