Portugal VS Alemanha
Chegar atrasado a uma reunião na Alemanha é falta de educação. Deve-se sempre tentar pelo menos avisar caso não se consiga cumprir o horário.
Falar Alemão é fundamental para arranjar emprego na Alemanha. Tirando alguns casos, os Alemães não só fazem questão de falar a sua língua, como exigem por norma a quem contratam. Na maioria dos departamentos públicos, como os centros de emprego, existem directrizes para apenas falar Alemão, mesmo quando sabem Inglês.
Os Alemães começam por norma a trabalhar às 8 ou 8.30. Por norma trabalham 8 horas por dia. À sexta-feira sai-se às vezes um bocado mais cedo do trabalho. Não são um povo de fazer muitas horas extra, mas se há prazos para cumprir, são para cumprir.
Os dias de férias para um trabalho qualificado são por norma 30 dias/ano, embora legalmente sejam no mínimo 24 dias.
Os Alemães gostam em geral do Povo Português. Acham um povo simpático e competente, embora desconheçam em detalhe o País e a nossa cultura. A maioria dos Alemães nunca visitou Portugal, embora viagem constantemente para Maiorca.
Os bens de primeira necessidade na Alemanha são tão caros ou até mais baratos que em Portugal. Para 1 pessoa, 1000 euros mensais dão para sobreviver. Os serviços (cafés, restaurantes, cabeleireiros, etc..) são muito mais caros quem em Portugal, o dobro em geral.
Um salário médio para um licenciado varia de região para região, mas em geral são entre 1500 e 2200 euros mensais limpos. Não existe 13. e 14. meses. São 12 meses de salário e negociados normalmente brutos. Normalmente retira-se 40% do salário bruto para dar o líquido.
Os Alemães são em geral, e ao contrário do que se pensa, um povo simpático, mas de difícil integração. Gostam dos que se esforçam por falar Alemão e são comunicativos. Não gostam de quem vive em guetos sociais