Portugal Século XIX
A implantação do liberalismo em Portugal
Como se fizeram sentir em Portugal Os ideais da Revolução Francesa?
Logo a partir de 1793,e principalmente, com a condenação a morte de Luís XVI que as autoridades portuguesas se preocupam com o possível alastramento das ideias revolucionarias liberais no espaço nacional. É neste contexto que se deve entender por exemplo, a ação do Intendente Geral Da Policia, Pina Manique, que exerce uma efetiva ação de controlo sobre a opinião pública.
A revolução Portuguesa de 1820 foi influenciada pelos ideais iluministas do século XVIII mas também pela ação da Maçonaria e das discussões públicas em cafés e salões literários onde se discuta as injustiças do regime absolutista. A Revolução Portuguesa de 1820 teve dois grandes motivos:
- O fim do Absolutismo em Portugal;
- A expulsão dos ingleses; Apos a Revolução foi exigido o regresso a Portugal do Rei D.João VI e o estabelecimento de uma Monarquia Constitucional.
Precariedade da legislação vintista de caracter socioeconómico.
A que se deve a precariedade da legislação vintista?
A primeira preocupação da Assembleia Constituinte foi a resolução da divida publica do Estado.
Outras resoluções, nacionalização dos bens da Coroa. Criação do Banco de Lisboa. Campanha contra o Morgadio (Morgadio era o direito de passar propriedades da terra dentro da mesma família mesmo que a terra estivesse ao abandono).
Desagregação do império atlântico Como se desagregou o Imperio Atlântico?
O Imperio Português do Atlântico (Brasil) degredou-se porque:
- O Brasil tinha sido elevado a categoria de Reino;
- O Brasil passava por um grande desenvolvimento económico;
- Apesar da declaração da independência em 1822,tal não foi aceite em Portugal. Passado 3 anos a Inglaterra devido aos seus interesses comerciais intercedeu tendo finalmente o rei português D.João VI aceitado a independência.
A Constituição de