Porto de singapura
O que é Mudança Organizacional?
Mudança é a transição de uma situação para outra situação diferente, implicando (na maioria das vezes) em ruptura, transformação, perturbação, interrupção. O processo de mudança ocorre em um campo dinâmico de forças que atua em vários sentidos. De um lado, existem forças positivas que atuam como apoio e suporte à mudança e, de outro lado, forças negativas que atuam como oposição e resistência à mudança.
• Gerenciamento de Mudanças Organizacionais
A mudança organizacional abrange a introdução de novos processos, procedimentos e tecnologias, talvez desconhecidos, que constituem uma abordagem diferente daquilo que as pessoas envolvidas geralmente consideram como a forma tradicional, prática e familiar de realizar seu trabalho. Assim, do ponto de vista individual, a mudança pode causar emoções e reações que vão do otimismo ao medo, podendo incluir ansiedade, desafio, resistência, ambigüidade, energia, entusiasmo, incapacidade, receio, pessimismo e motivação.
O gerenciamento da mudança organizacional é o processo de reconhecer, guiar e administrar essas emoções e reações humanas, de modo a minimizar a inevitável queda de produtividade que geralmente acompanha as mudanças. A administração da mudança começa com a análise de dois tipos de força:
1. As forças exógenas: São aquelas que provêm do ambiente externo como as oportunidades e limitações do ambiente geral (econômicas, da tecnologia, político-legais, sociais), como também as influências dos consumidores, dos concorrentes, dos órgãos reguladores.
2. As forças endógenas: São as decisões e atividades internas, as demandas de novos processos e tecnologias, as exigências dos empregados, enfim, os problemas e necessidades internas da organização que criam a necessidade de mudanças na organização.
• O que é uma organização
Uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de