Porto de Santos
Armador - dono do navio Agências marítimas alugam contêineres
Transitario - vendem os serviços
Joe vessel owning Common Carrier aluga o contêiner
Agentes de cargas , serviço de agenciamento de cargas aereas, um ou mais modais
----------*----*---------------------
Milha náutica 1852 km
Calado é a parte vermelha do navio e indica se está carregado ou não.
E também é usado como uma unidade de medida para a profundidade.
O frio influência no navio, porque no frio as moléculas se contraem e no calor elas se expande, causando um aumento no tamanho do navio, E CADA PORTO TEM A SUA PROFUNDIDADE, POR TANTO NEM TODO NAVIO PODE ATRACAR EM TODOS OS PORTOS.
O prático é o profissional que sobe a bordo do navio para manobrar, porque nenhum porto é igual, e isso diminui o risco de acidente.
Os navios rebocadores auxiliam o navio a fazer curvas (como no porto de Santos) e a manobrar ate o berço de descarregamento.
Água de lastro é o que eles colocam em tanques quando o navio está vazio para estabilizar ,caso não tenha, a força da gravidade faria o navio tombar.
Força g 9,81 m/s influência na carga, por isso. A carga tem q ficar fixa
Porto de santos e um estuário ,um corredor
Todo navio tem a bandeira da seu país de origem na popa, e em respeito ao espaço marítimo brasileiro, a bandeira do Brasil e colacada no mastro principal.
12 metros de profundidade no porto de santos ( almentar a profundidade significa evolução assim teria maior rapidez burocrática, porém pode danificar o meio ambiente, pois dizem que a lama que está assentado no fundo está completamente poluída).
Tipos de navio: carga geral, porta-contêiner, roll-no(para cargas de veiculos), graneleiros, tanque , gaseiros, químicos, porta barcaças, passageiros, rebocadores , aeroviário, knock nevis(um os maiores),