Porto de Santos
Desde o descobrimento, os transportes marítimos são responsáveis por grande parte do desenvolvimento econômico do Brasil, com uma costa de aproximadamente 9.198km e 34 portos públicos é considerado o principal mecanismo para o comércio internacional, tendo como principais órgãos fiscalizadores a Receita Federal e a Secretária Especial de Portos (SEP) responsáveis pela formulação de políticas, medidas, programas e projetos de desenvolvimento da infraestrutura portuária.
Segundo a (SEP) o Brasil movimenta 700 mil toneladas de mercadorias diversas através de seus portos onde responde a 90% do volume das exportações. Dos principais portos brasileiros 18 deles são administrados pelas companhias Docas, que são sociedades de economia mista e têm como acionista majoritário o Governo Federal, dentre eles se destaca o maior porto da América Latina, o porto de Santos.
Palavras chaves: Estratégico; Calado; Infraestrutura; Operadores Portuários; acessos; habilitação.
Lista de Abreviaturas e Siglas
Calado - Expressão do transporte marítimo, que significa profundidade em que cada navio está submerso na água. Tecnicamente é à distância da lâmina de água até a quilha do navio.
Calado 2 - Expressão do transporte marítimo, que significa profundidade dos canais dos portos.
Trapiche – Plataforma fixa em estacas, ou região à beira da água, na borda de um porto onde barcos podem atracar e aportar para carregar e descarregar carga e passageiros.
Cais – uma obra marítima de engenharia hidráulica que consiste numa estrutura costeira semelhante a um pontão, ou estrutura alongada que é introduzida nos mares ou oceanos, apoiada no leito submarino pelo peso próprio das pedras ou dos blocos de concretos especiais, emergindo da superfície aquática.
PIB – Produto Interno Bruto.
Acostagem – O mesmo que atracar.
Bacias de Evolução – Local instalado previamente nas proximidades do cais, cuja finalidade é