Portifólio informática aplicada
Prof. Sophia Rodrigues Cremon
Guarulhos
2013
[pic]
Respostas
.............................................................................................................
Questão 1
Dispositivos de Entrada: Teclado, mouse, scanner, caneta óptica.
Teclado: é um tipo de periférico utilizado pelo usuário para a entrada manual no sistema de dados e comandos. Possui teclas representando letras, números, símbolos e outras funções, baseado no modelo de teclado das antigas máquinas de escrever.
Os teclados mais comuns são projetados para a escrita de textos e inserção de comandos de sistema.
Mouse: é um periférico de entrada que, historicamente, se juntou ao teclado como auxiliar no processo de entrada de dados, especialmente em programas com interface gráfica. O mouse tem como função movimentar o cursor pelo ecrã ou tela do computador. Foi criado pela Xerox, mas somente se tornou um produto com a Apple.
O mouse funciona como um apontador sobre o ecrã do computador e disponibiliza normalmente quatro tipos de operações: movimento, clique, duplo clique e arrastar e largar.
Scanner: é um periférico de entrada responsável por digitalizar imagens, fotos e textos impressos para o computador, um processo inverso ao da impressora. Ele faz varreduras na imagem física gerando impulsos elétricos através de um captador de reflexos. É dividido em duas categorías: • Digitalizador de mão - parecido com um mouse bem grande, no qual deve-se passar por cima do desenho ou texto a ser transferido para o computador. Este tipo não é mais apropriado para trabalhos semiprofissionais devido à facilidade para o aparecimento de ruídos na transferência. • Digitalizador de mesa - parecido com uma fotocopiadora, no qual deve-se colocar o papel e baixar a tampa para que o desenho ou texto seja então