portifólio Individual UNOPAR
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho foi desenvolvido com a finalidade de solucionar as questões propostas pelos nobres professores do curso de administração da UNOPAR, no primeiro semestre de 2013, a respeito da reportagem “Freelancers abrem espaço nas grandes empresas”, realizada pela revista Exame em sua 1035ª edição.
2 - Resolução das Questões propostas:
1.1 – Organizações como a IBM, e outras citadas no texto, apresentam certa flexibilidade no que diz respeito à sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais. Baseado nessa constatação responda: Como esse tipo de organização se diferencia das chamadas organizações burocráticas?
Resposta: A burocracia é baseada em caráter legal das normas, caráter formal das comunicações, impessoalidade do relacionamento, divisão de trabalho, hierarquização de autoridade, rotinas e procedimentos, competência técnica e mérito, especialização da administração, profissionalização, previsibilidade do funcionamento. Esta lógica de organização é bastante comum às empresas e órgãos estatais que tem inserido no seu seio a preocupação com o zelo público e social. Diferente de empresas como a IBM, de natureza transnacional, privada, e que tem suas preocupações ligadas apenas à lógica capitalista, qual seja – a obtenção de lucros. Sem sequer ter vínculos com os países onde se instalam, por isto possuem uma alta mobilidade buscando com isto custos baixos e leis, neste caso específico, trabalhistas, menos onerosas e rígidas.
1.2 – Consideradas como empresas de vanguarda, as empresas de tecnologia como a IBM, seguem uma tendência de maior flexibilidade e maior adaptação às necessidades do mercado. Facebook e Google também são empresas que empregam modelos de gestão “diferentes”, e são tidas como grandes exemplos de