Portifólio individual unopar 2º semestre
CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇ
A FUSÃO DO PONTO FRIO E DAS CASAS BAHIA
Campos Novos
2013
A FUSÃO DO PONTO FRIO E DAS CASAS BAHIA
Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Teorias da Administração II, Teoria Econômica, Estatística e Psicologia Organizacional.
Profª. Luciane Soutello Koetz e Denise Dias Santana
Prof. Cláudia Cardoso Moreira Napoli
Profª. Elisete Zampronio de Oliveira
Prof. Monica Maria Silva
Campos Novos
2013
1 SOLUÇÃO DO CASO
1.1 TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO II
As Casas Bahia, através do Presidente até a fusão, Sr. Samuel Klein, mantinha um estilo de gestão centralizado, onde o próprio presidente visita ainda semanalmente diversas lojas ou futuras instalações de novas lojas, onde passavam por ele todas as decisões importantes que se reportavam a companhia em geral. Porém, o atual cenário de competitividade dos negócios requer dos gestores que estes gerenciem os recursos eficientemente para alcançar os objetivos de suas organizações. Este processo decisório, possivelmente não era mais o mais apropriado para um ambiente dinâmico, atual, do porte das Casas Bahia, no qual a velocidade na tomada de decisões se tornou um aspecto relevante para o alcance do bom desempenho empresarial.
Nesse ambiente, um processo decisório descentralizado, mais parecido com a gestão do grupo Pão de Açúcar, no qual os gestores adotem uma postura empreendedora, assumindo o papel de “donos do empreendimento” das áreas sob suas responsabilidades, pode ser um aspecto decisivo para a obtenção de resultados satisfatórios.
Uma das ações tomadas durante o processo de fusão e ainda mais recente, agora em 2013, é a demissão de diversos cargos de diretores de vários escalões. Em uma