Portifólio Individual 5 Semestre
2015
MARIA Gleiciane pessôa brasiliano
Introdução O estudo realizado tem por objetivo, verificar a contribuição da literatura infantil no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança. Ao longo dos anos, a educação preocupa-se em contribuir para a formação de um indivíduo crítico, responsável e atuante na sociedade. Isso porque se vive em uma sociedade onde as trocas sociais acontecem rapidamente, seja através da leitura, da escrita, da linguagem oral ou visual.
Esta pesquisa visa a enfocar toda a importância que a literatura infantil possui, ou seja, que ela é fundamental para a aquisição de conhecimentos, recreação, informação e interação necessários ao ato de ler. De acordo com as ideias acima, percebe-se a necessidade da aplicação coerente de atividades que despertem o prazer de ler, e estas devem estar presentes diariamente na vida das crianças, desde bebês. Conforme Silva (1992, p.57) “bons livros poderão ser presentes e grandes fontes de prazer e conhecimento. Descobrir estes sentimentos desde bebezinhos, poderá ser uma excelente conquista para toda a vida.”
Desenvolvimento
O Sapo encontrou na floresta um ursinho de pelúcia. O ursinho aprendeu a falar, a brincar, e se tornou Urso de verdade. Depois ele se foi. Mas logo voltou, sabendo que cada um pertence ao lugar onde estão seus amigos.
O livro “O Sapo Encontra Um Amigo” do autor: Max Velthuijs - Editora: Martins Fontes, foi escolhido para análise porque, além de envolver animais em seu enredo, o que desperta grande fascínio nas crianças desta faixa etária, é uma ótima maneira de transmitir às crianças a relevância de sentimentos como o amor, o respeito e a amizade.
A contação de histórias na educação infantil
A contação de histórias é vista como uma ação muito