portifólio de máquinas elétricas
MÁQUINAS ELÉTRICAS
...............................................................................................................................
Guarulhos
2013
PORTFÓLIO
MÁQUINAS ELÉTRICAS
Guarulhos
2013
Exercícios
Na falta de informações, todas as máquinas dos exercícios são trifásicas, de 60 Hz e têm os enrolamentos de armadura montados em camada dupla. 1. Explique graficamente a formação do campo girante trifásico, mostrando ao menos três instantes da corrente alternada trifásica.
R: O gráfico abaixo demonstra a forma das três fases, que formam as ondas senoidais (R,S e T), conforme o núcleo com imã gira uma volta completa
(360º) :
Se analisarmos cada fase por vez, vimos que á medida que as extremidades dos imãs se aproxima da bobina a forma de onda aumenta, e quando se afasta a forma de onda diminui, quando o imã fica na posição contrária, a forma de onda aumenta para o outro lado do gráfico (negativa).
2. Descreva o funcionamento do motor de indução trifásico:
R: Assim como os motores monofásicos, os motores trifásicos possuem rotor e estator. O rotor é a parte girante do motor, que é montado com rolamentos presos nas tampas dos motores.
O estator é a carcaça do motor, onde encontra-se o enrolamento das bobinas trifásicas, onde estas são distribuídas e isoladas uma das outras.
Para que o motor trifásico funcione é preciso uma alimentação trifásica, com defasagem de 120º cada uma. Esse tipo de alimentação é utilizada em geral na indústria, pois os motores trifásicos, quando comparados aos monofásicos, possuem um rendimento e torque muito maior.
À medida que as fases alimentam o estator, cria-se um campo magnético que faz girar o rotor, com uma velocidade que pode variar com o número de par de pólos que o estator foi enrolado.
3. Por que a velocidade do rotor do motor de indução não pode ser igual à velocidade síncrona?
R: existe um fator de escorregamento que ocorre no giro do rotor em