portifólio 3º periodo
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4
3 CONCLUSÃO...........................................................................................................8
REFERÊNCIAS............................................................................................................9
1. INTRODUÇÃO
Política denomina arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados; aplicação desta arte aos negócios internos da nação (política interna) ou aos negócios externos (política externa). Nos regimes democráticos, a ciência política é a atividade dos cidadãos que se ocupam dos assuntos públicos com seu voto ou com sua militância.
O homem sério vive a serviço de algo, e este é responsável direto pela significação da própria vida. Todo homem sério, que vive para uma causa, vive também dela. Por outro lado, aquele que vive da Política, é beneficiário de seus próprios interesses econômicos, ou seja, está sempre na condição de político profissional, até porque vê a Política apenas como uma permanente fonte de renda. (Weber, 2003)
Em condições normais, deve o homem político ser economicamente independente das atividades que a atividade política lhe possa proporcionar, é um fato.
Segundo Weber em sua “Ciência e Política: duas vocações” faz menção a dois aspectos importantes no exercício da política. “Viver para a Política ou viver da Política.” O autor enfatiza deste modo que é fato dualista, simultâneo em muitos propósitos, tanto ideologicamente quanto na prática constante dos atos e fatos públicos, o que seja a verdadeira política. Ademais, quem vive para a Política, deve transformá-la em mecanismo incondicional na busca de objetivos à vida coletiva. Porquanto revestido de poder, o valor pessoal