portifolio
As nossas relações humanas estão sempre voltadas ao nosso convívio familiar, educacional ou profissional e é no ambiente profissional que passamos a maior parte de nossas vidas. Segundo Chiavenato (1989, p 18), “[...] é difícil separar as pessoas das organizações, e vice versa [...].
As organizações estão presentes na nossa sociedade e na vida de todas as pessoas: escolas, igrejas, vida social, trabalho.
O ser humano é eminentemente social: ele não vive isolado, mas em continua interação com seus semelhantes. Nas interações humanas, ambas as partes envolvem-se mutuamente, uma influenciando a atitude que a outra irá tomar, e vice-versa. Devido às suas limitações individuais, os seres humanos são obrigados a cooperarem uns com os outros, formando organizações para alcançar objetivos. A organização é um sistema de atividades conscientemente coordenadas de duas ou mais pessoas. A cooperação entre elas é essencial para a existência da organização.(CHIAVENATO, 1993, p.20)
As relações humanas interpessoais são fundamentais para o sucesso do nosso dia a dia nas empresas. Se vivermos harmoniosamente com nossos colegas de trabalho, tornar-se-á um circulo alegre, divertido e inspirador. Qualquer relacionamento envolve expectativas, responsabilidades, vantagens, decepções, pois o fato de envolver ao menos duas pessoas já se faz disso um envolvimento algo excepcional e ter de conviver eventualmente e ainda depender de outro individuo pode não ser muito confortável para muitos, o que não é raro você encontrar pessoas que escolherem a solidão por ter outras prioridades.
Delimitando-se o que se