Portifolio
Gestão escolar, o desafio da organização administrativa nas escolas.
A organização escolar deve ser repensada, sendo matéria de amplo debate que deve resultar em mudanças nos processos educativos dos espaços escolares. Além dos aspectos normativos e burocráticos que regulam a organização escolar, temos as concepções de educação e de função da escola adotadas pela instituição de ensino.
A educação se deu desde as primeiras formas de escolarização na Roma e Grécia. Com o movimento da Revolução Francesa e da Independência dos Estados Unidos, há cerca de 200 anos iniciaram-se as discussões sobre a necessidade da escola para todos. Já no Brasil, não houve grandes avanços relacionados à educação.
Discutir os espaços, sujeitos e tempos escolares pode levar a um redirecionamento da função da escola nos dias atuais, já que ficam claras as transformações de ordem econômica, social, política e ambiental nas quais a sociedade esta inserida. A escola passa a se repensar na sua perspectiva e deixa de ter apenas a responsabilidade com a formação de massa, tornando-se um elemento para transformação social; ainda há muito que se avançar na efetivação da função da escola.
A escola não é apenas a agência que reproduz as relações sociais, mas um espaço em que a sociedade produz os elementos da sua própria contradição. A escola como instituição, deve estar comprometida politicamente e ser capaz de interpretar as carências reveladas pela sociedade, direcionando essas necessidades em função de princípios educativos capazes de responder a sociedade. O que a sociedade necessita hoje, é a escola na qual inclui e luta contra a exclusão econômica e política, cultural e pedagógica, promovendo a educação básica. É o espaço que sintetiza a cultura vivenciada no dia a dia; a escola deve considerar o aluno como sujeito do seu conhecimento.
O acesso facilitado a informação, inseriu a criança no mundo como cidadã crítica e