Portifolio
Maio 2012
Relatório reflexivo: Texto 7
VILLAS BOAS, B. M. F. Portifólio avaliação e trabalho pedagógico. 5 ed. Campinas-SP: Papirus, 2004; p 36 a 83.
TATIANA PEREIRA FLORES
Defino portfólio como uma maneira pessoal de organizar e apresentar uma coleção de trabalhos com a flexibilidade de remover e acrescentar informações. Na educação vem a ser uma ferramenta de avaliação contínua cheia de informações sobre a aprendizagem do seu construtor. O que difere o portfólio dos outros métodos avaliativos é a parceria entre o educador e o educando no processo de avaliação, em que os alunos participam ativamente e o educador deixa de ser a autoridade do saber.
No portfólio os trabalhos são organizados pelos alunos, dando a liberdade da representação do saber adquirido pelos mesmos, por meio da reflexão e seleção de suas produções acadêmicas, estes ousam ao expressarem seus sentimentos, a maneira de como absorveram o conteúdo, fazem uso da criatividade, demonstram habilidades e ainda desvendam suas curiosidades. O que para nós educadores possibilita uma visão total da construção da aprendizagem de nossos educandos e dos resultados de nossas intervenções pedagógicas.
A elaboração do portfólio é uma pratica prazerosa e livre, claro partindo de uma prévia orientação do educador. O pensamento do aluno é valorizado, diferente de muitas provas tradicionais que esperam respostas exatas, no portfólio o aluno expõe da maneira que entendeu, seja por meio de figuras, assimilações a filmes ou outros meios que não apenas a escritamúsicas, ele é quem toma a decisão de como vai organizar o seu conhecimento, de maneira tranqüila sem a tensão causada pelas avaliações escritas.
Por meio da construção do portfólio os alunos desenvolvem a capacidade de auto avaliação, pois durante esse processo criativo eles conseguem identificar em suas próprias idéias , as defasagens e progressões, e é essa autonomia que facilita a busca pela evolução da sua