Portifolio serviço social
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
O conceito clássico de Saúde Pública define o termo como a arte e a ciência de prevenir doenças, prolongar a vida, possibilitar a saúde e a eficiência física e mental através do esforço organizado da comunidade. Isto envolve uma série de medidas adequadas para o desenvolvimento de uma estrutura social capaz de proporcionar a todos os indivíduos de uma sociedade a condição de saúde necessária. Esta definição é utilizada também pela Organização Mundial de Saúde, o principal órgão internacional que visa a manutenção do bem-estar físico, psíquico e social.
A ação do Estado é central na promoção da Saúde Pública, organiza de acordo com suas questões sociais e políticas fazendo aplicar os serviços médicos na organização do sistema de saúde. A Saúde Pública visa combater os fatores condicionantes da propagação de doenças, ou seja, tenta manter um controle das incidências nas populações por meio de ações de vigilância e de investigações governamentais.
Sabemos que se todos os profissionais atuassem em consonância absoluta com seu código de ética, estaríamos vivendo num mundo perfeito. Um código de ética sempre tenta regular e legitimar normas de condutas consideradas corretas ao mesmo tempo em que sinaliza o que não podemos fazer. O código de ética funciona como espécie de balizador de condutas.
Este trabalho tem como objetivo principal desenvolver uma análise frente ao Código de Ética e o Projeto Ético Político do Serviço Social e a Lei da Regulamentação, buscando contribuir para a compreensão da atuação profissional diante do compromisso ético.
2 DESENVOLVIMENTO
O Serviço Social é uma profissão de natureza eminentemente interventiva que atua no campo das relações humano-sociais. É uma forma de especialização do trabalho coletivo, socialmente construído. Participa do processo global de trabalho, e tem, portanto,