Portifolio opg
1. No Livro: O Monge e o Executivo - no capítulo três, os temas voltam-se para a percepção primeira que temos dos fatos e das coisas, ressaltando que as coisas nem sempre são como parecem ser e o cuidado que devemos ter antes de fazer julgamentos rápidos. Apresente uma análise de que maneira o conteúdo desse capítulo, pode ser usado na elaboração de um plano de negócio.
Resposta 1.
O capítulo nos traz uma reflexão sobre a importância da opinião contrária,porque aquelas pessoas que dizem amém a tudo não nos ajuda a refletir sobre nossas ações. As coisas nem sempre são como parecem ser. Devemos tratar as pessoas da mesma maneira que gostaríamos de ser tratados. Dar as pessoas o que elas precisam e não o que elas querem, ou seja satisfazer necessidades e não vontades. Ainda acrescenta que a obediência e a humildade são características cruciais paranossocrescimento.
Apresenta alguns exemplos de líderes que não recorreram ao poder e sim utilizaram da influência sobre as pessoas,que Simeão chama de autoridade. Jesus, Gandhi, Martin L. King etc. Conclui que a influência, a autoridade é construída a partir do serviço e talvez do sacrifício pelos outros. Então, a liderança começa com a vontade para sentirmos as reais necessidades e não os desejos daqueles que lideramos. Para isso precisams nos dispor a servir ou até mesmo nos sacrificar, assim exerceremos autoridade ou influência. Liderança: "Identificar e satisfazer necessidades".
Mostra que manter pessoas que pensam diferente em uma equipe ajuda a manter o equilíbrio e que o primeiro passo de liderança é a vontade. Toda intenção não significa nada se não for acompanhada por ação.
Simeão apresenta Jesus Cristo como exemplo de liderança e servidão; ressalta que o amor não é só sentimento é também comportamento.
Considera de suma-importância questionar o "eu" tornando-se assim capaz de quebrar o falso ego e a soberba.
2. No capítulo, “O ambiente”, John, em sua conversa com