Portifolio lingua portuguesa
As pessoas falam de acordo com o grupo social a que pertencem, com o nível de escolaridade que possuem,com a faixa etária em que se inserem, com o gênero com que se identificam e com a época histórica em que vivem. Estamos dizendo que as pessoas falam de acordo com a sua identidade social.Isso nos leva a obvia conclusão de que na língua não existe certo e errado,mas sim diferenças.(HARTMANN, SANTAROSA-2011 pg 27).
Então para Hartmann e Santarosa cada pessoa se expressa da maneira que lhe é ensinado,cada um aprende a expor suas idéias de acordo com o circulo social em que esta inserido,pode-se pensar então que as pessoas que moram em outras regiões acreditam que nossa maneira de falar seja errada pois nem sempre seguimos a norma padrão para nos comunicar.Podemos perceber isso no dialogo abaixo entre o cientista da cidade e Chico Bento, que mesmo não tendo o conhecimento dessa norma entendeu exatamente o que ele queria lhe propor e não aceitou quando percebeu que o mesmo estava testando seu conhecimento.
- Deixe-me testar minha nova formula!
-Que qui ocê ta fazendo cas minhas prantas?
-Calma você vai gostar!Agora você vai falar com elas... e elas responderão!
-Tá mangando di mim,é?!Só pruque sô da roça ocê acha qui eu so burro é? (ALMANAQUE DO CHICO BENTO ,MAURICIO DE SOUZA EDITORA Nº 19)
Sabemos que a literatura infantil proporciona momentos de intenso prazer e que trabalha com o lúdico da criança, então entende-se que não é certo privar as crianças de terem