portifolio individual
Nicolas é uma criança que nasceu com Atrofia Muscular Espinhal e também problemas na deglutição dos alimentos, e por isso só pode se alimentar via sonda. Sua mãe, Dona Nida Adriane, conta que ele queria estar no meio das crianças, então seus pais tentaram coloca-lo em creches, como foi orientado pelos psicólogos, mas foram tentativas sem sucesso, as creches não o aceitavam, pois achavam que era risco.
Depois de muitas tentativas seus pais acharam uma escola disposta à aceita-lo, a Escola Municipal de Educação Infantil Jardim de Praça Cantinho Amigo situada em Porto Alegre – RS, onde a professora Gisele Pelc com o apoio da Professora Lílian Pereira, a Professora Margarete Ruppenthal e toda a escola fizeram um lindo trabalho de inclusão com Nicolas e com varias outras crianças com necessidades educativas especiais. A professora Gisele Pelc conta que a hora das brincadeiras e muito importante tanto para a socialização quanto para o desenvolvimento de sua autonomia, nessa hora o Nicolas vai se interagir mais com os colegas. Como todas as outras crianças ele participa de todas as atividades, e isso contribuiu muito para o crescimento dele, diminuindo seus medos e evidenciando suas capacidades.
Os professores da Escola Cantinho Amigo sempre se empenham nas suas formações principalmente quando há um aluno com necessidades educativas especiais. A escola faz todo um preparo com a família e especialistas para acolher a criança com bastante segurança, a ajuda desses profissionais de saúde é muito importante para que os professores tirem suas duvidas e não cometam erros que possam prejudicar o Nicolas e atrapalhar seu desenvolvimento em sala de aula. A Secretaria Municipal de Educação tem uma equipe que dá assessoria à escola uma vez todos os meses para fazer uma formação, estudo e planejamento das atividades. Há também uma estagiaria sempre quando tem um aluno que precisa de apoio como o Nicolas, ela auxilia o professor na inclusão