Portifolio Individual S Dya

2215 palavras 9 páginas
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA 4
3. OBJETIVOS 6
4. JUSTIFICATIVA 6
5. METODOLOGIA 7
6. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 7
7. CRONOGRAMA 9
8. ORÇAMENTO 9
9. RESULTADOS ESPERADOS 10
REFERÊNCIAS 10

1. INTRODUÇÃO
Envelhecer pressupõe alterações físicas, psicológicas e sociais no indivíduo. O envelhecimento é um processo dinâmico e progressivo que apresenta alterações morfológicas, funcionais, bioquímicas e psicológicas que determinam perda da capacidade de adaptação do indivíduo ao meio ambiente, ocasionando maior vulnerabilidade e maior incidência de processos patológicos que terminam por levá-lo à morte.
Esse envelhecimento demográfico acarreta várias conseqüências sociais, médicas e econômicas. Assim, se pode ver que há a necessidade de se dar atenção à velhice no âmbito institucional, social, político, econômico e da saúde
Dessa forma faz-se necessária a criação de políticas públicas que garantam os direitos dos idosos, inserindo-os na sociedade, para que estes se reconheçam como parte fundamental na formação social e como cidadãos de direitos.
Trabalhos com grupos surgem como uma ferramenta importante para promover a qualidade de vida em idosos, pois os grupos promovem a estimulação cognitiva e pode evitar problemas psicológicos causados pelas perdas físicas e afetivas. Dessa forma é que se justifica a proposta dessa pesquisa.

2. DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

O surgimento da política social no Brasil não aconteceu por vontade e muito menos por iniciativa dos governantes, ela surgiu a partir do capitalismo, sendo construída por meio das grandes reivindicações e mobilizações das classes menos favorecidas. Ao longo de sua história, a sociedade passou por um processo de mudanças muito lento. Como é o caso das Políticas Sociais antes da Constituição Federal de 1988, antes dessa época, não existia uma política social de fato, pois as ações

Relacionados