Portifolio Individual Modelo 6 Semestre
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
4 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho interdisciplinar agrega as disciplinas estudadas neste semestre, e tem como objetivo expor os preceitos, as características e os fundamentos da avaliação escolar nos anos iniciais do ensino fundamental. Uma reflexão sobre o perfil e a postura do professor enquanto avaliador, buscando entender as possíveis formas de utilização das avaliações.
A avaliação é um dos componentes do sistema da Escola, não está separada de outros elementos. A forma de conceber a avaliação reflete uma postura filosófica em face da educação.
Enquanto medir é um processo descritivo, avaliar é um processo interpretativo, pois supõe julgamento a partir de uma escala de valores. A avaliação não é um fim, mas um meio: para o aluno, é um meio de superar as dificuldades e continuar progredindo na aprendizagem; para o professor, é um meio de aperfeiçoar seus procedimentos de ensino. É desse modo que a avaliação assume um sentido orientador.
Ao averiguar e refletir sobre métodos de avaliação notar-se-á que existem diversos instrumentos para avaliar o desempenho do aluno e fazer com que todos se integrem ao processo de aprendizagem. É preciso ter em mente que não há certo e um errado quando se fala em avaliação no seu cotidiano. Desde que detém o Ensino-Aprendizagem.
Pensar em avaliação, a todo instante, é ser reflexiva e transformadora da ação de todo conhecimento adquirido. Seja ele do senso comum ou científico, conforme a sua realidade. Já não pensar em avaliar para excluir, classificar, marginalizar, mas em incluir, acolher, dinamizar o processo, buscar soluções e entender as limitações de cada educando.
2 DESENVOLVIMENTO
A utilização dos registros avaliativos nos anos iniciais do ensino fundamental, deve fazer parte da rotina da sala de aula, sendo utilizada de forma contínua como um dos aspectos complementares