portifolio grupo 5 sem 2015
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
4 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem o objetivo de apresentar um texto, que possa integrar os conhecimentos adquiridos ao mesmo tempo em que vivencia o esforço prático do trabalho realizado, sobre o texto “Função Social da Escola e Organização do Trabalho Pedagógico”, no qual o autor descreve de forma crítica a função social das instituições escolares, importantes e fundamentais para elevar a qualidade do ensino no Brasil, mas que atualmente não vem exercendo seu papel por falta de políticas públicas dos órgãos competentes.
Apresenta ainda a importância da escola como local de acesso à cultura e de estímulo à cidadania, promovendo a inclusão e a participação da comunidade nos projetos políticos pedagógicos, no processo da formação e desenvolvimento do cidadão. Segundo o autor, a escola precisa dar “conta tanto do acesso à cultura como de se constituir em espaço de convivência social que favoreça e estimule a formação da cidadania”.
2 DESENVOLVIMENTo
O autor do texto apresenta a concepção crítica sobre as Instituições Escolares, que está no fato de analisar as políticas e modelos de gestão, ocorridos num certo período através de suas opiniões e crenças sobre o que foi e o que está sendo feito sobre as políticas educacionais. José Geraldo afirma, que atualmente não existe uma política educacional, que privilegie a qualidade do ensino, pois o objetivo é o aumento do número de alunos nas escolas, não permitindo que eles reprovem, fazendo com que mais pessoas sejam alfabetizadas. Porém essas mesmas pessoas saem das escolas, sem ter aprendido o que precisam aprender, muitas vezes não entendem o que leem.
A concepção positivista da escola, segundo o fundador dessa linha de pensamento baseado na sociologia, de Augusto Comte, o método consiste na observação dos fenômenos subordinando a imaginação à observação, se opondo