portifolio Geral II original
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA SAÚDE
CURSO DE PSICOLOGIA
JULIANA LOBO
LUCAS SANTANA
SILAS VINÍCIUS
PORTIFÓLIO
Salvador
2008
JULIANA LOBO
LUCAS SANTANA
SILAS VINÍCIUS
PORTIFÓLIO
Projeto apresentado ao curso de graduação em Psicologia, Departamento de Ciências Humanas e de Saúde, Universidade salvador - UNIFACS, como requisito para obtenção de créditos parciais para a matéria Psicologia Geral II.
Orientador. Prof. Leonor Guimarães
Salvador
2008
APRESENTAÇÃO
Este trabalho tem como objetivo relatar as experiências e práticas vividas na disciplina Psicologia Geral II. Tem como objetivo também analisar conceitos e conteúdos vistos em sala, além da compreensão e percepção de cada componente do trio das atividades concretizadas e de quais formas podemos relacioná-las com as práticas psicológicas, com a orientação da professora Leonor Guimarães.
Linguagem
Grande parte das discussões sobre linguagem procura identificá-la à fala, ou seja, ao seu aspecto verbal. Essa visão felizmente hoje cai por terra, e as manifestações lingüísticas na atualidade são estudadas tanto em sua dimensão verbal (fale e escrita) quanto em sua dimensão não-verbal ( ações, gestos, comportamentos).
Os estudos sobre a linguagem oferecem duas grandes maneiras de se definir o fenômeno lingüístico. A primeira delas concebe a linguagem como um sistema composto por símbolos dispostos em uma ordenação lógica, regulada por regras objetivas de funcionamento. Esta maneira de se pensar a linguagem opta por uma aposta na possibilidade de se compreender a linguagem de um ponto de vista objetivo, autônomo e auto-suficiente. No entender dessa visão, a linguagem é um fenômeno abstrato, composto por uma estrutura, e o desvendamento da sua lógica de funcionamento passa pela adoção e pelo uso de métodos e técnicas oriundos das ciências naturais. (Marcondes,