portifolio fellini
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo, tomando como base aspectos e conteúdos trabalhados nas disciplinas do primeiro semestre deste curso utilizando os conceitos abordados nas disciplinas e aplicando-os, analisar o estudo de caso Restaurante Fellini: gestão com pessoas.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 APRESENTAÇÃO
O Restaurante Fellini, fundado no Rio de Janeiro em maio de 1993, trata-se de um bufê com cobrança a peso com uma proposta gastronômica e um atendimento diferenciado, tem 62 funcionários, adeptos da gestão participativa, seus donos promovem reuniões com os funcionários para discutir o andamento dos negócios e oferece a eles vários incentivos.
2.2 ESTRESSE
O estresse é essencialmente um grau de desgaste no corpo e da mente, que pode atingir níveis degenerativos, chama-se de estressor qualquer estímulo capaz de provocar como resposta o aparecimento de um conjunto de respostas orgânicas, mentais, psicológicas e/ou comportamentais. Essas respostas em princípio têm como objetivo adaptar o indivíduo à nova situação, gerada pelo estímulo estressor. Para o dono e gestor do Restaurante Fellini o estresse se apresentou quando, em 1980 abriu uma pizzaria e a mesma não se destacou, não se deixando abater, decidiu então tentar mais uma vez, em 1993, abriu então o Fellini, mas o sucesso não vinha apesar da boa comida. Assim entendeu que se não tivesse um diferencial o sucesso não chegaria, ele então começou a visitar a concorrência, observando seus pontos fortes e fracos, participou de associações de restaurantes e buscou conhecimento em material especializado, decidiu mudar para cobrança por peso, reformou o cardápio e contratou bons profissionais comprometidos e eficientes cativando então a clientela local.
2.3 QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Segundo França (1997:80), a Qualidade de Vida