Portifolio De Historia Da Educa O 11
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE SEMESTRE
Trabalho de conclusão de semestre do Curso de Pedagogia Ensino a Distancia da Universidade de Franca.
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO II
Tutor: Adriano Del duca
UBERLÂNDIA
2012
TEMA: O MOVIMENTO SOCIAL REALIZADO PELO “FÓRUM NACIONAL DE DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA” E SEU IMPACTO NA POLÍTICA EDUCACIONAL DO PAÍS.
INTRODUÇÃO.
Como Sabemos, questão da Educação fez parte da realidade brasileira dos anos 80. Tanto nas críticas do setor escolar, quanto nos discursos e propostas governamentais ou de representantes da sociedade civil de diferentes correntes político-ideológicas. Neste contexto sócio-político surge o “Fórum Nacional de Defesa da Escola Pública” (FNDEP) e insere na História da Educação Brasileira, trazendo a bandeira da redemocratização e neoliberalismo na educação.
DESENVOLVIMENTO:
O Fórum dos anos 80 surge, inicialmente, para reivindicar um projeto para a educação, como um todo não apenas para a escola (embora esta, na modalidade pública, seja o centro principal de suas atenções).
O FNDEP apresenta uma singularidade única: é um movimento que busca preservar a atuação estatal. Mas, entenda-se, preservar cm função dos direitos da maioria dos cidadãos, preservar o Estado do desvirtuamento que ocorre em seu interior, onde as verbas públicas são apropriadas por Iobbies particulares, em função de interesses privados e não públicos. A defesa da escola pública busca resgatar o papel do Estado enquanto o agente que deve criar, defender e gerenciar os bens públicos para a coletividade e não para corporações privadas.
O elemento comum que entrelaça os movimentos sociais com a educação é a cidadania. Entretanto, este termo possui diversas abordagens tanto do ponto de vista teórico-metodológico quanto do processo de mudança e transformação da sociedade.
(GOHN, 1999.)
Segundo GOHN foi a partir de movimentos populares e de outras tendências sociais que transformações ocorreram na luta por melhorias na