Portifolio de 5 semestre Simone
O objetivo do trabalho é compreender a literatura infantil enquanto recurso lúdico para ensino e aprendizagem, bem como a sua contribuição para estimular o interesse dos alunos pela leitura de forma prazerosa.
O Lúdico não se encontra apenas no ato de brincar, mas também no ato de ler. Ao apropriar-se da literatura como forma natural de descobrimento e compreensão do mundo, a criança adentra mundos até então desconhecidos por meio de sua rica capacidade de imaginação.
DESENVOLVIMENTO – Livro : O Sanduíche da Maricota
A galinha Maricota preparou um sanduíche. Mas, antes de conseguir comer, a bicharada toda começou a chegar e dar palpite para tornar o sanduíche da Maricota mais gostoso (para eles, é claro). O bode Serafim sugeriu para Maricota colocar no sanduíche capim, o gato Kim sugeriu colocar sardinha, o cão João sugeriu colocar um osso, a abelha Isabel sugeriu colocar mel, o macaco bacana sugeriu colocar banana, o rato Aleixo sugeriu colocar queijo e a raposa Celinha sugeriu que no sanduíche faltava era colocar galinha. Nesse momento Maricota leva um susto, coloca a bicharada para fora jogou o sanduíche no lixo e começou a fazer outro sanduíche. O resultado é Maricota muito nervosa sugerindo aos outros animais que os mesmos fizessem o seu próprio sanduíche.
Esse livro é uma literatura para crianças na educação infantil. Brincando com rimas o autor fez um livro colorido, cheio de imagens, com leitura fácil e divertido.
O autor do livro é Avelino Guedes, Paulistano, nasceu em 1948, ilustrador de histórias infantis. E foi no meio de uma turbulência que surgiu as rimas da Galinha