portifolio 2 semestre 2014
AS novas familias no cenário econômico brasileiro
Castanhal - Pa
2014
luiz carlos de sena coutinho
AS novas familias no cenário econômico brasileiro
Trabalho apresentado Curso de Servico Social UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas:Fundamento, Sociologia, Ciencias politicas e Filosofia
Prof. Roseane Sergio Wilson e Adir
Castanhal -pa
2014
INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem por objetivo mostrar como as famílias brasileiras mudaram com influencia direta da economia e com a introdução da mulher no mercado de trabalho fazendo assim surgir novas formas familiares.
DESENVOLVIMENTO
As relações familiares sofrem mudanças e em meados dos anos 80 a relações se tornam frágeis gerando assim um numero muito grande de separações e grande parte dessa mudança acontece porque as família estão cada vez mais pobres, o numero de adultos moradores de rua e crianças pedintes crescem vigorosamente.
As famílias assumem outros modelos de formação, o numero de família tida como base é desfeita e assim surge um numero abrangente de família chefiada por mantenedores sem cônjuges; as famílias mono parentais surgem no cenário familiar brasileiro e se fazem cada vez mais presentes, principalmente as chefiadas por mulheres.
A quantidade de mulheres que chefiam suas famílias tem se tornado muito fremente no cenário familiar brasileiro, isso se dá pelo novas oportunidades que surgiram para a mulher no mercado de trabalho, elas vem desempenhando um novo papel junto à sociedade. Porem uma quantidade muito grande de famílias encabeçadas por mulheres apresenta um quadro de pobreza quase extrema.
Com essa novas formas de família, surge também as famílias onde mais de um membro trabalha e gera rendar para manutenção do todo familiar.
As crises no mercado de trabalho força a saída de