PORTIFOLIO 1
790 palavras
4 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANOEmilania Lima Campos
R.A.1158917
Trabalho apresentado para verificação da nota parcial da disciplina Concepções e Tendências Pedagógicas Contemporâneas a Prof.(a) Alessandra Correa Farago para obtenção da licenciatura em Pedagogia.
Polo Batatais
2014
Descrição da atividade
Baseando-se no estudo da Unidades 1 e 2, produza um texto de uma a duas páginas, estabelecendo as diferenças entre ser um professor técnico e ser um professor intelectual crítico.
Ao final do texto apresente qual perfil docente você deseja optar para o seu futuro profissional.
Argumente defendendo o perfil que considera mais pertinente.
Resposta:
Professor técnico
Do ponto de vista conceitual, os professores técnicos são aqueles "moldados" sob a égide da racionalidade técnica resultante do controle cada vez mais burocrático de seu trabalho.
Segundo Zeichner (1993), o fato de os professores serem concebidos como técnicos caracterizam-nos como aqueles que se limitam a cumprir o que "os outros" lhes ditam de fora da sala de aula; ou seja, a prática docente é determinada de cima para baixo.
Os professores são participantes passivos no processo educativo. Isso significa dizer que eles executam aquilo que foi pensado por outras pessoas, os considerados "intelectuais", que trabalham para as Secretarias de Educação, Diretorias de Ensino, Universidades etc.
O professor técnico seria quem aplica a apostila ou os materiais didáticos que detalham todas as ações que devem ser realizadas, determinando "o que" e o "como" fazer em sala de aula.
Corroborando essas ideias, Giroux (1997, p. 158) afirma que
o desenvolvimento crescente de ideologias instrumentais ameaça a autonomia dos professores, uma vez que essa abordagem tecnocrática retira das mãos do docente a decisão sobre o que, como e para que ensinar.
Segundo Farago e Utsumi (2005), ao utilizar o referencial teórico de Giroux (1997), mencionam que no cerne dos fatores