PORTIF LIO UFES
3651 palavras
15 páginas
UFES – UNIVERSIDADE FEDERAL DO SPÍRITO SANTOPÓLO UAB CACHOEIRO
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO DE CAMPO
ROSELY VIEIRA
PORTIFÓLIO
CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM-ES, 2014
UFES – UNIVERSIDADE FEDERAL DO SPÍRITO SANTO
PÓLO UAB CACHOEIRO
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO DE CAMPO
ROSELY VIEIRA
PORTIFÓLIO
MEMORIAL APRESENTADO NA FINALIZAÇÃO DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO DE CAMPO
CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM-ES, 2014
INTRODUÇÃO
O presente portifólio insere-se no desenvolvimento do Curso de Aperfeiçoamento em Práticas pedagógicas de Educação de campo, que nos últimos anos, do processo de reivindicação de reforma agrária e educação por parte dos movimentos sociaisdo campo, chamou a atenção de pesquisadores1 que têm se dedicado ao estudo das lutas e conquistas dos sujeitos do campo. Os estudos e produções destes estudiosos reforçam as reivindicações dos movimentos sociais do campo dando visibilidade a essa luta, tanto para as esferas políticas como para a sociedade.
Historicamente, no contexto da Educação Rural os camponeses foram marginalizados pelas autoridades educativas e administrativas, pois acreditava-se que para a realização de serviços braçais na roça, não eram necessários os conhecimentos ensinados na escola. O termo Educação Rural é utilizado em situações que revelarem o modelo de educação cujo objetivo é manter os sujeitos no campo sem considerar suas necessidades.
O termo Educação do Campo é utilizado quando nos referirmos ao modelo de educação que parte da ação dos Movimentos Sociais, considerando os trabalhadores do campo como sujeitos coletivos de direitos. Afirma Souza (2010,p.25):
A perspectiva posta no debate sobre Educação do Campo está relacionada com as proposições