PORTIF LIO Produ o Textual Interdisciplinar Individual

1487 palavras 6 páginas
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho foi fundamentado através de uma pesquisa teórica sobre os assuntos tratados nas disciplinas de Ensino de História e Geografia, Ensino de Matemática, Ensino de Ciências Naturais e Saúde Infantil, Estágio Curricular Obrigatório III: Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Seminário VII e com relação ao professor e a criatividade na contemporaneidade que requer professores criativos que formem alunos criativos.

Apesar da variedade de conceitos e teorias e mesmo sabendo-se que a criatividade é um fenômeno complexo, multifacetado e pouco explorado, sobretudo no ambiente educacional, não há como negar sua importância no contexto escolar e a necessidade de promovê-la na formação dos alunos.

A criatividade constitui-se em uma das problemáticas na educação mais discutidas, na atualidade, principalmente, pela sociedade compreender novas competências ao indivíduo em formação. Assim sendo, este trabalho tem o objetivo de refletir sobre as influências do processo criativo nas práticas educativas escolares no âmbito da formação docente Entretanto, mesmo diante dessa percepção social da criatividade como uma potencialidade a ser desenvolvida, sobretudo, nos espaços escolares, muitas escolas e seus profissionais, ora desconhecem na ora concebem-na como mito em detrimento da compreensão enquanto capacidade inerente a todos os indivíduos.

Em relação a formação profissional docente, na qualidade inicial ou continuada, é percebido também certo descompasso entre os conteúdos, as metodologias vivenciadas e os objetivos educacionais. Este descompasso implica em barreiras no sentido de possibilitar o professor vislumbrar o aluno e o espaço escolar, pois, o professor, geralmente, é formado em uma perspectiva propedêutica, e às vezes, até de forma superficial em relação aos conteúdos e, consequentemente, na transposição didática, apresenta certas dificuldades e desconexões das realidades da formação e as

Relacionados