Portif lio Individual
Introdução
A opção de adquirir uma franquia para muitos brasileiros é a realização do sonho de ser empresário, de ter o próprio negócio. Ocorre que parte da realidade que acompanha este sonho nem sempre é considerada ao se sonhar. Um franqueado, para ser bem sucedido, precisa agir como gestor administrativo, comercial e de pessoas. E para aqueles que empreendem pela primeira vez, e que são a maioria dos que adquirem franquias no país, esta tarefa é realmente desafiadora.
A função de gestor administrativo depende essencialmente do conhecimento e da utilização de ferramentas de análise financeira. Apesar de o brasileiro ter uma vocação empreendedora, ser criativo e gostar de buscar soluções ainda não experimentadas, muitos destes empresários de primeira viagem não possuem uma experiência administrativa adequada, e isto pode se tornar uma dificuldade importante.
Em uma franquia você estabelece uma relação com um negócio de sucesso para que possa usar seus sistemas e capitalizar sobre uma marca já existente, para obter um rápido retorno sobre seu investimento, o sistema e o nome patenteados da empresa e administrando o negócio com as regras da mesma. Muitos empreendedores optam entrar nesse segmento, pois os riscos são menores, onde já se compra o conhecimento administrativo prévio.
Mas, muitos se enganam ao abrir uma franquia ao acharem que esta será uma garantia de sucesso, é preciso muita dedicação e empenho, para não perder suas economias, muitas vezes, economias de uma de uma vida de trabalho.
DESENVOLVIMENTO
Montar um sistema de franquia é um grande desafio para um empreendimento de pequeno porte. Requer avaliação da própria empresa, do seu modelo de negócio, do potencial de mercado, além da adoção de uma série de procedimentos que preservam a marca e que vão garantir a sua expansão a um custo menor e uma rentabilidade maior.
O SEBRAE vai formar consultores nos estados para que ajudem as empresas