PORTIF LIO INDIVIDUAL 6
4591 palavras
19 páginas
AgronegocioAntes de qualquer aprofundamento no conteúdo estudado, é necessário que sejam esclarecidas algumas definições e nomenclaturas utilizadas comumente nesta área.
Inicialmente, é necessário esclarecer a amplitude do próprio nome de nossa disciplina, que é 'Contabilidade do Agronegócio'. Mas, afinal, o que quer dizer agronegócio?
Segundo Mendes e Padilha Junior (2007, p. 48), entende-se por agronegócio a:
[...] soma total das operações de produção e distribuição de suprimentos agrícolas, das operações de produção nas unidades agrícolas, do armazenamento, do processamento e da distribuição dos produtos agrícolas e itens produzidos com base neles.
Portanto, podemos verificar que a atividade do agronegócio começa antes mesmo da plantação, iniciando-se nas operações de produção e distribuição dos suprimentos agrícolas, ou seja, aqueles produtos que servirão na atividade de produção agrícola, e indo até a atividade de distribuição dos produtos agrícolas e itens produzidos a partir destes.
Sendo assim, o agronegócio compreende toda essa cadeia de produção, desde a compra da semente, passando pela plantação, seguido da colheita, armazenamento e distribuição do produto.
Em nossa abordagem contábil desta área, trabalharemos mais aplicados à atividade agrícola e pecuária, ou seja, vamos aprender como contabilizar os fatos ocorridos nas plantações de culturas temporárias e permanentes e, ainda, como contabilizar os eventos contábeis na criação de gado, sendo estas atividades de fundamental importância para a economia nacional.
A atividade na área do agronegócio de produção e venda é realizada pelas empresas rurais, que serão explicitadas no próximo tópico.
Segundo Marion (2000, p. 2), Empresas Rurais "[...] são aquelas que exploram a capacidade produtiva do solo por meio do cultivo da terra, da criação de animais e da transformação de determinados produtos agrícolas". As Empresas rurais podem atuar em três tipos de atividades:
AGRÍCOLA: Produção vegetal (plantação).