PORTIF LIO EM GRUPO
675 palavras
3 páginas
A ÉTICA NA POLÍTICA SOCIALO assistente social é um profissional liberal que pode atuar em várias áreas tais como: políticas públicas, empresarias de organizações civil e movimentos sociais, etc. foi reconhecida como profissão e como tal a relação entre patrão e empregado ocorre como toda profissão, porém a Lei de Regulamentação da Profissional e o Código de Ética da Assistência Social garante uma certa autonomia do profissional em relação ao usuário com diz a professora Kernkamp, (pg 42)
Ao assistente social, mesmo mantendo vínculos institucionais, a profissão garante uma relativa autonomia nas relações com seus usuários, estabelecidas no código de ética da profissão.
A profissão do serviço social, é regida por duas normas, a Lei da Regulamentação Profissional – Lei 8. 662/ 93 (BRASIL 1993) e os princípios estão norteado pelo Código de Ética do Assistente Social; fundamenta-se nos valores humanistas, tem como propósitos mediar as relações sociais diante das políticas de direitos sociais, as quais integral as legislações atuais vigente, tendo sua conduta direcionada em parâmetros a legislação do país, como a Constituição República Federal de 1988, considerada uma carta cidadã, a qual inclui a assistência social no tripé da Seguridade Social junto com a saúde e a previdência social.
O profissional do serviço social pode atuar de forma segura e dentro da autonomia que a lei lhe garante tendo um compromisso ético com usuários, instituições e com a categoria profissional, além disso cabe ao mesmo ter uma conduta moral exemplar, pois sob suas decisões decorre muitas responsabilidades que interferirão diretamente na vida dos usuários ou instituições que represente. Portanto requer de cada pessoa ao escolher esta profissão uma conduta exemplar ética mesmo estando sob pressão ou em situação totalmente contraditória. Deve ser ético também com demais profissionais de outras áreas que atua juntos. A