Portfólio
No contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.Os termos possuem origem etimológica distinta. A palavra “ética” vem do Grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”. Já a palavra “moral” tem origem no termo latino “morales” que significa “relativo aos costumes”.
Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da inve"Sócrates: - Não tem cada coisa o seu mal e seu bem? A oftalmia é o mal dos olhos; a doença o mal de todo o corpo; a manga, o mal do trigo; a podridão, o da madeira; a ferrugem, o do ferro e cobre. Em uma palavra, quase nada há na natureza que não tenha seu mal e sua doença particular.
O que é o bem e o mal para Sócrates
Seu pensamento ético tinha como objetivo fundamental, conhecera respeito do homem. Daí sua frase: “conhece-te a ti mesmo”. Ele dizia que o homem que se conhece não comete erros.Para ele o que era certo para um, valia para todos e da mesma forma o que era errado para um, era para todos.Seu pensamento era racionalista. Ele acreditava que o bem era a felicidade da alma e o bom era útil para felicidade. O homem que errava, errava por ignorância, por isso precisava ser ensinado.Também para ele haviam princípios universais de ordem e justiça que vinham de Deus e eram impostos aos homens.Quem desobedecesse a essas leis, era contrário a Deus, assim comoà ética e a moral; eram ignorantes.Ele acreditava que era possível mudar a moral dos homens de forma intelectual e pregava que bens eram úteis se produzissem felicidade, e que virtude e sabedoriaeram bens supremos e que através deles viriam outros bens.Em resumo quando o homem conhece o bem, não pode ignorá-lo, por outro lado, praticando o bem, sente-se dono de si e é