Portfólio lv
Este trabalho acadêmico almeja compreender aspectos da Administração de Empresas, no tocante a ferramentas financeiras e tributos, dos quais as organizações precisam ter amplos conhecimentos para melhor desenvolver a sua prática e alcançar seus objetivos.
Desta forma esses instrumentais são ditos como indispensáveis ao fazer profissional do administrador, uma vez que na busca por resultados satisfatórios no empreendimento se faz necessário o desenvolvimento de planos, orçamentos, e a análise dos riscos e das expectativas econômicos a despeito da atividade que se executa ou pretende executar.
2. APROFUNDANDO CONHECIMENTOS ACERCA DAS FERRAMENTAS FINANCEIRAS E DOS TRIBUTOS INERENTES À ORGANIZAÇÃO
No cotidiano costuma-se empregar o vocábulo planejamento em referência ao ato de planejar, preparar. Entretanto, em finanças esse conceito se amplia, sobretudo direcionado para um plano empresarial. Deste modo o planejamento financeiro atua no sentido de antever o caminho a ser trilhado pela empresa, suas expectativas futuras e formas de agir diante de imprevistos ou falhas.
Quanto à caracterização tem-se: Planos financeiros de longo prazo (estratégicos), que estipulam as medidas financeiras planejadas da empresa e o impacto esperado dessas medidas para períodos de dois a dez anos; e os Planos financeiros de curto prazo (operacionais), em geral se iniciam com a previsão de vendas e a partir daí são formulados planos de produção que levam em conta os tempos necessários para a preparação de equipamentos e incluem estimativas das matérias-primas exigidas.
O planejamento financeiro suscita orçamentos, que são utilizados para planejar e controlar as ações da empresa, para estabelecer uma rotina para as atividades podendo orçar os resultados a serem obtidos; sendo, pois uma etapa do processo do planejamento estratégico em que se estima e determina a melhor relação entre resultados e despesas para atender às necessidades, características e objetivos da