Portfólio individual
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ESTÉTICA E IMAGEM PESSOAL
VANESSA MOURÃO CHAVES
A PRÁTICA DA IMAGEM PESSOAL ENQUANTO
PROFISSIONAL DE ESTÉTICA.
TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
Itaperuna-RJ
2013
VANESSA MOURÃO CHAVES
A PRÁTICA DA IMAGEM PESSOAL ENQUANTO
PROFISSIONAL DE ESTÉTICA.
TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
Trabalho apresentado ao Curso de Estética e Imagem
Pessoal da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Fundamentos de Anatomia, Fisiologia e Dermatologia, Biossegurança em Centros de Estética, Estética e Imagem Pessoal e Estética e Imagem Pessoal.
Tutora eletrônica: Rafaela A. P. Germanovix Andrade.
Tutora de sala: Najára Beatriz Silva Vieira.
Itaperuna-RJ
2013
1
A procura pela estética perfeita destrói o coração de quem nasceu pra ser puro de alma.
(Tuca Neves)
2
INTRODUÇÃO
De Narciso, na Mitologia Grega, até nossos dias, provavelmente nossa visão mais importante seja a da própria autoimagem.1
Mesmo que não queiramos, quase que imediatamente colhemos uma gama de informações que têm algum significado quando observamos a aparência de alguém, como sexo, idade, raça, nível socioeconômico e outros. Mas a primeira avaliação feita sempre é da imagem da pessoa.
A ‘boa aparência’ é algo fundamental no dia-a-dia, principalmente na busca de um emprego. Quando relacionado com a estética, então é primordial.
A mulher moderna associa imagem de beleza a êxito social, individual, sucesso profissional, felicidade conjugal. Beleza torna-se autentico regulador do comportamento social.2 Para tanto, recorrem aos centros de estética para transformar o que a autoimagem revela contrária aos padrões.
DESENVOLVIMENTO
Quando uma pessoa procura um instituto de beleza, o seu ensejo é de ver transformado seu visual, ou seja, os técnicos dessa área devem estar empenhados em agir com princípios éticos que lhe confiram uma atuação rigorosa e proporcionem ao