Portfólio II sociologia
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 8 REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho mostra as teorias da Administração que podem ser divididas em várias abordagens: abordagem clássica, humanista e comportamental.
Apresentamos também o processo de comunicação e linguagem, onde é possível averiguar a importância da comunicação nas empresas.
E ainda, destacamos a ética nas empresas e como é fundamental se manter uma postura ética no mundo empresarial.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Teorias da Administração
A origem da abordagem clássica da administração está nas conseqüências geradas pela revolução industrial, que ocasionou um crescimento acelerado e desorganizado das organizações e a necessidade de aumentar a eficiência e a competência destas.
A abordagem clássica se divide em: administração cientifica com Frederick Taylor e teoria clássica com o europeu Henry Fayol.
Taylor preocupou-se com as técnicas de racionalização do trabalho do operário através do estudo dos tempos e movimentos. Taylor concluiu que um operário não produzia mais, pois seu colega também não produzia. Sendo necessário pagar mais ao operário que produzisse mais.
Taylor escreveu um livro em que dizia que o objetivo da boa administração era pagar salários altos e ter baixos custos de produção; a administração deveria aplicar métodos de pesquisa para determinar a melhor maneira de executar tarefas; os empregados deveriam ser cientificamente selecionados e treinados, de maneira que as pessoas e as tarefas fossem compatíveis; deveria haver uma atmosfera de intima e cordial cooperação entre a administração e os trabalhadores.
As empresas na época estavam padecendo em decorrência de não haver padronização nos métodos e nas técnicas de trabalhos e ainda a falta de conhecimentos das rotinas de trabalho por parte da