Portfólio de avaliação do desenvolvimento infantil de uma criança de cinco anos.
CAPA___________________________________________________ 1
RESUMO________________________________________________
INTRODUÇÃO___________________________________________
ASPECTO AFETIVO______________________________________
ASPECTO MOTOR_______________________________________
ASPECTO COGNITIVO___________________________________
ANEXO I
RELATÓRIO____________________________________________
ANEXO II
ANAMNESE_____________________________________________
ANEXO III
RELATÓRIO DA ANAMNESE_____________________________
ANEXO IV
BIBLIOGRAFIA__________________________________________
RESUMO
A partir da Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento da Concepção á Puberdade da Faculdade FANOR, fizemos o presente trabalho. Nesse trabalho buscamos avaliar o desempenho de uma criança de 5 anos de idade através de brincadeiras, segundo Winnicott o brincar é uma atividade fundamental para que o desenvolvimento da identidade e da autonomia aconteça. Foi a partir das brincadeiras propostas que podemos refletir sobre o modo de pensar e sentir da criança, buscamos avaliar três aspectos: afetiva, motor e cognitivo.
Palavras-chaves: Brincadeiras, Afeto, Coordenação Motora, Cognição
“É no brincar, e somente no brincar, que o indivíduo, criança ou adulto, pode ser criativo e utilizar sua personalidade integral: e é somente sendo criativo que o indivíduo descobre o eu (self)”.
Donald Winnicott
O presente trabalho trata das diversas funções que o brincar propicia no desenvolvimento da criança, tendo como enfoque a avaliação das brincadeiras lúdicas, sendo este um dos muitos caminhos que possibilita a avaliação de crianças em tenra idade, a avaliação foi feita em três aspectos: afetivo, motor e cognitivo. O brincar nos possibilitou ter um olhar atento a vários aspectos do desenvolvimento da criança. Hoje já se sabe que o brincar é uma