Portfólio aula 02 Literatura Portuguesa II
ATIVIDADE DE PORTFÓLIO
Proposta: Análise do comportamento apaixonado a partir da comparação entre as histórias de Simão e Teresa, de Amor de Perdição, e de Margarida e Daniel, de As pupilas do Senhor Reitor. Esse ensaio deve comparar as formas de amor expressas pelas obras da segunda e terceira fases românticas, delineando diferenças e semelhanças. Escreva esse pequeno ensaio nos limites entre duas e três páginas.
Para iniciar-mos o trabalho, vamos entender em que consistem a segunda e terceira fases do Romantismo:
Segunda fase – Também conhecida como ultrarromântica, em virtude do exacerbado egocentrismo e da contundente melancolia. Os representantes dessa geração eram extremamente pessimistas, e por levar uma vida desregrada, vivendo em ambientes sombrios e úmidos e fazendo parte da boemia, foram acometidos pelo chamado “Mal do Século”, morrendo precocemente em função de doenças adquiridas pelos maus hábitos.
Terceira fase – Voltada para o social, preconiza o ideário de liberdade em relação às mazelas instituídas pela sociedade. Tem como seu principal representante o poeta Castro Alves, mais conhecido como o poeta dos escravos. Apenas lembrando que a ideologia referente a essa geração tem no poeta francês Vítor Hugo sua fonte de inspiração, principalmente pela sua grandiosa criação, Os Miseráveis.
A primeira obra trata-se de Amor e Perdição, escrita em 1861 por Camilo Castelo Branco.
O amor de Simão e Teresa:
Semelhante ao drama Romeu e Julieta, a obra fala de dois apaixonados que enfrentam a rivalidade familiar como obstáculo para a sua relação amorosa. A ação se passa em Portugal, no século 19. O narrador diz contar fatos ocorridos com seu tio Simão. Residentes em Viseu, duas famílias nobres, os Albuquerques e os Botelhos, odeiam-se por causa de um litígio em que o corregedor Domingos Botelho deu ganho de causa contrário aos interesses dos primeiros. Simão é um dos cinco filhos do corregedor.
Em função