portfólio 5 período
Este trabalho basear-se-á no estudo de caso Accor Hospitality: hotéis econômicos com alto padrão de qualidade, elaborado por Célia Marcondes Ferraz (2008).
Trata-se de um grupo mundial que atua em diversos segmentos distintos e complementares: hotelaria e serviços às empresas são os dois eixos do negócio. No Brasil, opera com as marcas hoteleiras: Sofitel, Novotel, Mercure, Íbis e Formule 1. (Célia Marcondes Ferraz, 2008)
A rede Íbis, por exemplo, segundo Célia Marcondes Ferraz (2008), representa a marca de hotéis de maior projeção no Brasil, hoje, com 47 hotéis, não para de crescer.
O trabalho será dividido em quatro etapas.
Na primeira abordar-se-á os seguintes aspectos: quando se pode afirmar que uma compra teve valor, a forma pela qual a rede de hotéis Íbis poderia aumentar a percepção de valor para os seus clientes e a questão dos itens que formam o ambiente físico, os chamados aspectos tangíveis, sua importância e os motivos que leva a empresa a padronizá-los.
Na segunda etapa, será tratada a questão da Descrição de Cargos.
Na terceira explanar-se-á sobre taxa de ocupação, Relatórios Administrativos, indicadores, Diagnóstico Organizacional e ferramentas de qualidade, como, por exemplo, o Histograma e o Gráfico de Controle.
Por fim, no intuito de avaliar se o “Restaurante” Bom Paladar estaria economicamente e financeiramente apto a trabalhar com o grupo hoteleiro Accor, serão feitas análises dos anos de 2010 e 2011: Liquidez Corrente, Liquidez Seca, Liquidez Imediata, Participação de Capitais de Terceiros, Composição de Endividamento, Imobilização do Patrimônio Líquido, Margem Líquida, Rentabilidade do Ativo, Rentabilidade do Patrimônio Líquido.
ETAPA 1
1.-a) Quando podemos afirmar que uma compra teve valor?
b) De que forma a rede de Hotéis Ibis poderia aumentar a percepção