PORTFÓLIO 5 BRASILEIRA II
ATIVIDADE DE PORTFÓLIO – AULA 05 – TÓPICO 02
Para esta atividade, você vai reler atentamente os textos “Antífona” e “Iniciado”, de Cruz e Souza, e redigir um texto de pelo menos duas páginas resumindo as propostas simbolistas do autor. Ilustre seus comentários sempre que possível com exemplos retirados dos textos.
Observando o texto Antífona de Cruz e Souza, o título já diz muito sobre o simbolismo. No dicionário Antífona significa: “Versículo cantado pelo celebrante antes e depois de um salmo. Esta função deu origem ao estilo do Canto Antífonal. A palavra é de origem grega, uma peça musical executada por dois coros semi-independentes, interagindo um com o outro, às vezes cantando frases alternadas, é classificada como antifonal. Em particular, a salmódia antifonal é o canto ou a execução instrumental de salmos por grupos musicais em alternância.” O que representa uma das grandes características do Simbolismo, a Ênfase em temas místicos, imaginários e subjetivos.
O poema, em seu início, cita formas perfeitas, formas belas, formas de amor como está escrito no início do segundo parágrafo e que faz alusão a todas as formas recitadas nos dois primeiros parágrafos.
“Formas do Amor, constelarmente puras,
De Virgens e de Santas vaporosas...”
No decorrer do texto, já começamos a reconhecer outra característica do simbolismo, a estética marcada pela musicalidade (a poesia aproxima-se da música). O autor discorre associando formas em suas representações naturais: cor, perfume, sons etc.
“Que o pólen de ouro dos mais finos astros
Fecunde e inflame a rima clara e ardente...
Que brilhe a correção dos alabastros
Sonoramente, luminosamente.”
Ao final a autor cita a morte, trazendo tudo de bonito, sonhos, fases da vida, momentos marcantes, todos vão de encontro à morte, caracterizando o fim, no caso do poema, caracterizou o fim do poema.
O texto Iniciado de Cruz e Souza faz um paralelo entre duas composições, onde