Portfólio 1 - Análise de Projetos
Um dos caminhos é focar no grande público, não somente nos esportistas, buscando um diferencial com tecnologia esportiva, tornando-se o atrativo para os consumidores. Não se deve pensar em concorrer com as marcas internacionais, mas sim, se tornar um produto diferenciado, como os Chinelos Havaianas, onde muitos consumidores estrangeiros buscam como se estivessemos buscando um tênis de marca Internacional.
Outro caminho muito importante é o preço, onde o mesmo deve ser de fácil acesso para o bolso dos consumidores. É importante investir em marketing do produto, principalmente mostrar personalidades famosas usando e aprovando o produto, assim, o consumo desses produtos se torna mais desejável e ser a “moda da vez”, onde os consumidores são levados a usar o que na está na “moda”.
2. É possível replicar a estratégia da Olympikus em outros produtos de consumo com concorrentes globais?
Sim, a estratégia da Olympikus pode ser ultizada em outros produtos de consumo mas é importante se adequar ao interesse do consumidor para fidelizar e atrair consumidores, investindo na tecnologia para um produto de qualidade e atrativo sem elevar o valor final do produto. Investir também em divulgação utilizando pessoas ligadas ao produto e ao consumidor final, para que o mesmo se torne mais atrativo.
3. Caso você fosse empresário do setor calçadista, qual caminho seguiria: desenvolver marca própria ou produzir tênis com marca de terceiros?
Primeiramente iria produzir tênis com marca de terceiros para criar uma carteira de clientes e conseguir desenvolver uma venda melhor no local onde está localizado o ponto de venda. Aos poucos iria introduzir o tênis de marca própria que atenda as necessidades básicas de um tênis com conforto, qualidade e designer, junto com a venda das marcas de terceiros até conseguir um público para esse novo produto, investindo em divulgação na região do local de