portfolio
O ponto de partida para qualquer disciplina ou campo de estudos é estabelecer os limites de sua atuação e seus objetivos. Não há duvida de que os objetivos da contabilidade podem ser estudados ou formulados ao mesmo tempo dos princípios ou postulados, como frequentemente é feito, mas, a meu ver, a formulação de tais objetivos ou sua materialização por meio da observação da realidade transcendem os próprios princípios e normas, pois estes, na verdade, fornecem apenas os meios para chegarmos aos objetivos, que são o ponto mais alto da estrutura hierárquica da disciplina.
Uma afirmação geral é que a função fundamental da contabilidade tem permanecido inalterada desde seus primórdios. Sua finalidade é prover os usuários dos demonstrativos financeiros com informações que os ajudarão a tomar decisões. Sem duvida, tem havido mudanças substanciais nos tipos de usuários e nas formas de informação que tem procurado. Todavia, esta função dos demonstrativos financeiros é fundamental e profunda. O objetivo básico dos demonstrativos financeiros é prover informações uteis para a tomada de decisões econômicas.
Nos tempos modernos, com a formação de grandes empresas a informação contábil passou a ser de interesse de grupos cada vez mais amplos de indivíduos, que incluem não somente acionistas, mas também fornecedores, financiadores, banqueiros, poderes públicos e ate empregados que participam do lucro ou dos resultados das empresas. De forma indireta, mesmo a sociedade em geral é interessada na informação contábil, pois a vitalidade das empresas é assunto de relevante interesse social.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
Segundo Henry Fayol, são seis as funções administrativas essenciais em qualquer empresa:
• TÉCNICAS (produção, fabricação, transformação).
• COMERCIAIS (compras, vendas, permutas).
• FINANCEIRAS (procura e gerencia de capitais)
• DE SEGURANÇA (proteção de bens e de pessoas).
• CONTÁBEIS