PORTFOLIO T SSIA CARLA GEYSLA WAELSON

2071 palavras 9 páginas
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 A EXPERIÊNCIA DE RELEITURA DE UMA OBRA DE ARTE 4
3 A IMPORTÂNCIA DA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA NO AMBIENTE EDUCATIVO 7
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 9
REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO
A brincadeira, o lúdico, é fundamental na educação e deve ocupar um espaço central nas atividades educacionais, sendo o professor uma figura fundamental para que isso aconteça, criando os espaços, oferecendo condições e recursos para que isso aconteça.
Sabe-se que é possível conhecer, brincando. Com o brincar a criança aprende a conviver, a ganhar e perder, a esperar o ritmo das coisas acontecerem, bem como aprende também a lidar com expectativas e frustrações. As brincadeiras, centradas nos interesses das crianças, devem ser organizadas de modo que haja o devido respeito às condições individuais de realização e deverão se pautar pela liberdade.
As atividades lúdicas, quando executadas, devem proporcionar prazer, satisfação e realização. Ao atentarmos para a organização do espaço educacional na educação infantil, precisamos considerar o uso tanto do lúdico quanto do estético, pois os sentidos, intensamente exigidos e trabalhados nessas atividades, são o amalgama que permite o prazer, satisfação e realização buscados e alcançados. O que se sabe é que as aulas de educação física e as de artes proporcionam esses momentos.
No presente trabalho, o enfoque na importância da experiência estética na formação da criança no ambiente educativo, pretende explorar exatamente as experiências necessárias para que se compreenda como o lúdico e o estético se apresentam como bases para que o profissional de educação use a brincadeira e a arte como forma de conhecer.
A releitura de uma obra de arte, conforme exposto por BUORO (citado por SANTOS, RABELO E SYLLA, 2012), é uma nova leitura, reler, ler novamente, e constitui-se objeto do presente trabalho, enriquecida pelo relato da experiência e o

Relacionados