Portfolio UFC
ALUNOS: Valdiana Silva de Castro, José Eduardo Soares da Silva e
Antonio Rodolfo Lima Junior.
DISCIPLINA: Literatura Brasileira IV
Tutor (a): Cássia Alves
Atividade de Portfólio – Aula 4 Atividade 1 tópico 1
Nesta atividade, você vai ler um texto e assistir a outro. O primeiro é o "Plano-Piloto para Poesia Concreta", de Augusto de Campos, Décio Pignatari e Haroldo de Campos, de 1958. O outro é o vídeo poema "Pessoa", de Arnaldo Antunes, de 1993.
A poesia concreta surgiu no Brasil na década de 1950, como uma forma irreverente de apresentar a arte literária. Apesar de datas bem diferentes, as fontes indicadas para estudar tem bastante semelhança. Plano-Piloto para Poesia Concreta de Augusto de Campos, Décio Pignatari e Haroldo de Campos foi publicada no ano de 1958, já “Pessoa” de Arnaldo Antunes foi publicado no ano de 1993. A primeira obra explana a base do movimento da poesia concreta, onde o objetivo é que a palavra, o som e a visão pudessem se unir de forma harmoniosa para expressar a mensagem.
Na música de Arnaldo Antunes presenciamos a concretização do objetivo, pois, de acordo com o compositor a poesia concreta é inacabada. Percebemos na música os versos soltos que transmite uma ideia que a pessoa é limitada, através da letra visualizamos a imagem do ser humano.
O interessante que a Poesia Concreta permite a valorização não apenas da linguagem verbal, mas também da linguagem não verbal. Isso permitiu a aproximação dos poetas concretistas com outros artistas das artes plásticas, da música e da literatura canônica. Consequentemente surge dois grupos, um considera que essa junção empobrece a literatura, o outro ver como crescimento da riqueza cultural. Vejo como excelente presente que a arte literária nos proporcionou.