Portfolio Organograma
ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE ead
tecnologia em processos gerenciais mercado financeiro
nome do ALUNO:
portfólio 1 organograma Guarulhos ,2013
nome do ALUNO:
PORTFÓLIO 1
ORGANOGRAMA
Trabalho apresentado ao Curso Tecnólogia de Processos Gerênciais ) da Faculdade ENIAC para a disciplina [Elaboração de Projetos].
Prof. Anderson Vieira
Guarulhos 2013
O que é um organograma?
O organograma é uma representação gráfica da estrutura formal de uma organização, seja esta uma empresa, um grupo de pessoas ou uma estrutura hierárquica. Indícios apontam que Daniel C. McCallum, em 1856, foi a primeira pessoa a criar um organograma para fazer uma apresentação e mostrar a aplicação da Administração Sistemática em ferrovias.
Existem diversas formas de representar um organograma, desde a mais comum, conhecida como organograma tradicional.
Tipos abordados: tradicional, radial distribuído conforme planejamento, radial distribuído por atividades, circular, radial ou solar, horizontal, em barras.
Tipos de organogramas:
Organograma tradicional
O primeiro passo para fazer um organograma é determinar todas as funções e setores que serão apresentadas no mesmo, e definir suas posições hierárquicas. Ex:
1. Presidente
2. Diretores (Financeiro, Administrativo. Operacional, Comercial, etc.)
3. Gerentes (Financeiro, Administrativo., Produção, Vendas, etc.)
4. Seções da Produção, Contabilidade, Depto. Financeiro, Depto. Jurídico, etc.
O organograma tradicional funciona da seguinte forma: quanto maior a autonomia e responsabilidade, maior será a altura da posição usada pelo cargo ou setor.
Após definidas as posições e cargos, crie retângulos distribuídos de forma vertical e interligados por linhas que representarão a comunicação e hierarquia dos itens. No exemplo citado,