PORTFOLIO INDIVIDUAL 5 C pia
1182 palavras
5 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADOPEDAGOGIA
MARIA ISABEL DUARTE NOLASCO
O CUIDAR E O EDUCAR
Uruguaiana
2012
MARIA ISABEL DUARTE NOLASCO
O CUIDAR E O EDUCAR
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Educação da Criança de 0 a 5 anos, Ludicidade e Educação, Organização e Didática na Educação Infantil, Ensino da Linguagem Oral e Escrita, Ensino e Alfabetização I.
Tutora Eletrônica: Tânia Regina Caldini. Profs.: Rosely Montagnini, Marlizete Steinle Bonafini, Edilaine Vagula, Alexandre Villas Bôas, Raquel Franco.
Tutor(a) de sala: Sheila Cilene da Silva Machado.
Uruguaiana
2012
O CUIDAR E O EDUCAR
Ao longo dos anos a concepção de infância vem se modificando consideravelmente.
Antigamente, a criança era vista como um adulto em miniatura os quais deviam apenas obedecer os pais, sem ter nem mesmo seus direitos básicos atendidos. A infância não era reconhecida como uma fase de desenvolvimento único para um ser humano. Hoje, a chamada nova concepção de infância traz consigo outra visão.
A crianças têm seus deveres, bem como seus direitos que devem ser respectivamente cobrados e respeitados. A infância é vista como uma fase importante e de grandes descobertas. A concepção de infância mudou, pois, com o passar do tempo à maioria da sociedade já compreende que cada etapa da vida tem seu momento e sua importância e que queimar alguma destas etapas pode ser um grande prejuízo no desenvolvimento integral de um sujeito.
Porém, esse novo conceito de infância vem se construindo ao longo do tempo e, considerando a sua importância, ainda não está completamente pronto.
Essa discussão foi apenas uma das primeiras relacionadas à Educação Infantil. Outra questão de grande importância e que merece ser esclarecida é a indissociabilidade entre o cuidar e o educar.
Diante do Referencial Curricular Nacional para Educaçã Infantil a proposta é que ambas