Portfolio Heliana
CURSO DE pedagogia
HELIANA MEIRA CHAVES
diversidade:
RESPEITO Às diferenças
MACAÚBAS-BA
2013
HELIANA MEIRA CHAVES
diVERSIDADE:
RESPEITO ÀS DIFERENÇAS
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Processo Educativo no Contexto Histórico-Filosófico.
Prof.:Bernadete Strong
MACAÚBAS-BA
2013
Imagem 1 : Diversidade Linguística
Imagem 2 : Diversidade Histórica
Imagem 3 : Diversidade Cultural
INTRODUÇÃO
A humanidade sempre teve reações variadas pelas diferenças que percebiam entre si e os vários povos com os quais tinham contato. Guerreiros, viajantes, comerciantes, e lendas relatavam a seus pares desde a mais remota antiguidade, as exoticidades dos demais. As reações eram e são variadas: desde a repulsa, até a curiosidade e o apreço.
As explicações sobre a diversidade humana sempre ressaltam com mais ênfase os aspectos negativos dos “outros”, tendo como parâmetro as características positivas, físicas e culturais, dos povos sob cujo ponto de vista se pensava a diferença. Chega-se até a negar a qualidade de “humano” aos demais povos.Por exemplo entre os povos indígenas brasileiros, a autodesignação, a rigor, enfatiza as qualidades de “seres humanos”; “gente” ; “povo de Deus”, de cada povo. E para os demais restam termos, no mínimo, desagradáveis, como os agressivos selvagens; “os comedores de carne de mamíferos ou de cobra”, ou outra característica repulsiva. A esta atitude a antropologia chama de etnocentrismo, uma atitude generalizada entre as sociedades humanas de valorizarem ao máximo como as melhores, as mais corretas, suas formas de viver; agir; sentir e pensar coletivamente.
DESENVOLVIMENTO Apesar do processo de globalização, que busca a mundialização do espaço geográfico – tentando, através dos