portflio fisiologia
RA: 1163221
PORTFÓLIO CICLO 3
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano Para a disciplina, Bases fisiológicas do movimento humano, como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor RAPHAEL SICURO LEITE
POLO FEIRA DE SANTANA 14/04/2015
1) Qual a demanda de oxigênio durante o exercício? Por quê?
Durante o exercício máximo, a ventilação pulmonar pode atingir algo próximo de 180 litros por minuto, com uma frequência respiratória de aproximadamente 50 incursões por minuto e um volume corrente de 3,6 litros. Já que o VMR é de aproximadamente 6 litros por minuto, isso quer dizer que, durante o exercício máximo, há um aumento de 30 vezes em relação ao valor de repouso. Nos primeiros segundos após o início do exercício, ocorre um aumento muito rápido do VMR. Depois de alguns segundos, a elevação do VMR é mais lenta. Se o exercício não for muito intenso (submáximo), a tendência é o VMR alcançar um estado estável (steady-state). Porém, se o exercício for mais intenso (máximo), o VMR continua aumentando até o término do exercício.
2) O que são pressão arterial sistólica e pressão arterial diastólica?
Pressão arterial sistólica- É a maior pressão alcançada no interior da artéria aorta logo após a sístole ventricular. Em repouso, em indivíduos normotensos, a maior pressão alcançada fica em torno de 120mm Hg durante a sístole ventricular.
Pressão arterial diastólica- É a menor pressão alcançada no interior da artéria aorta durante a diástole. Em repouso, a menor pressão alcançada é em torno de 80mm Hg.
3) Qual o comportamento das pressões arterial sistólica e diastólica